​Área de Estudos Espíritas - AEE



“O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá.”

Allan Kardec (O Livro dos Espíritos, Introdução, item VIII)

  
A sigla ESDE, muito usada em Centros Espíritas de todo o nosso país, significa Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.

O ESDE surgiu de uma campanha lançada no ano de 1983, pela Federação Espírita Brasileira. Esta campanha tinha por objetivo incentivar o estudo espírita a partir das obras fundamentais do Espiritismo. Este programa de estudos, que completou 30 anos, passou por diversos formatos e metodologias e continua em constantes mudanças, para oferecer respostas satisfatórias às necessidades didáticas e doutrinárias do estudo, mantendo-se dinâmico, profundo e unificador do Movimento Espírita em nosso país.

A ideia do ESDE é permitir que o cursista, ao final do período de três anos, tenha uma boa compreensão dos princípios fundamentais da Doutrina Espírita, bem como de suas principais práticas e também um bom conhecimento de algumas das obras mais importantes do Espiritismo: o conjunto de cinco livros, que chamamos de Obras Fundamentais e que foram publicados por Allan Kardec e, também, outros importantes livros de contemporâneos de Kardec e de autores mais recentes, que chamamos de obras subsidiárias. Este método de estudos, que é utilizado na grande maioria dos Centros Espíritas brasileiros, privilegia o estudo em grupo e as técnicas e metodologias interativas de estudo e aprendizado da Doutrina Espírita, dispensando instrumentos formais de avaliação, tais como provas e/ou questionários.

Mas o ESDE não se resume a um curso regular de teoria espírita, muito pelo contrário, o objetivo deste estudo não é criar eruditos espíritas, mas possibilitar que as pessoas interajam em clima de harmonia e afinidade de propósitos, aprendendo e ensinando juntas, em busca de um ideal comum, que é a vivência e o conhecimento da ética espírita, fundamentada no Evangelho de Jesus e nos ensinamentos revelados por espíritos superiores a Allan Kardec. Além disso, podemos ainda dizer que o ESDE é fundamental na preparação dos novos colaboradores dos Centros Espíritas, pois, por meio deste estudo, eles não apenas aprendem sobre o Espiritismo, como também entendem a organização do Movimento Espírita e a necessidade de nos aprimorarmos intelectual e moralmente; por isso, o espírito Bezerra de Menezes afirma que este é o “programa da atualidade sob a inspiração do Cristo”.


Quer saber mais sobre o ESDE? Envie um e-mail com suas dúvidas e/ou sugestões e comentários para esde@fero.org.br
  
Downloads


Codificação Espírita

Que tal conhecer os livros da Codificação Espírita?