Federativas Espíritas da região Norte finalizam mais um encontro de unificação

  
Representantes dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, que compõem a região Norte no Conselho Federativo Nacional, da Federação Espírita Brasileira (CFN/FEB), estiveram reunidos nos dias 02 e 03 de junho em Rio Branco (Acre) para a 30ª Reunião Ordinária da Comissão Regional Norte (CRN) do Conselho Federativo Nacional da FEB.
 
O encontro contou com a presença de 152 representantes, entre membros da diretoria da FEB, coordenadores regionais e assessores das áreas de atuação da Comissão, além dos colaboradores do estado anfitrião, responsável pelo acolhimento, recepção e apoio logístico aos participantes.
           

RESUMO DAS ÁREAS

Os temas das pautas das reuniões que foram analisados pelas Áreas foram definidos na última reunião ordinária do CFN, em novembro de 2016. Foram discutidos ainda o Plano de Trabalho do Movimento Espírita Brasileiro (PTMEB) para o quinquênio 2018-2022, visando ampliar discussões e desenvolver ações que terão impacto em âmbito regional e nacional.
 
- ÁREA DOS DIRIGENTES: Os presidentes das federativas concentraram as discussões em torno de ações para a integração de Áreas e a formação de lideranças, análise das propostas para o PTME/2018-2022, elaboração de agenda federativa integrada e das Confraternizações Brasileiras de Juventudes Espíritas (Conbrajes) regionais e nacional, sustentabilidade econômica e mercado livreiro e outros.
 
- ÁREA DA ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL ESPÍRITA: Os representantes da Área de Assistência e Promoção Social Espírita (APSE) discutiram em torno da ação da própria área como instrumento de desenvolvimento moral para o indivíduo, na construção da sociedade e fortalecimento do Movimento Espírita.
 
- ÁREA DO ATENDIMENTO ESPIRITUAL: Foram abordadas: a qualidade na prática do Atendimento Espiritual, interação com as outras áreas no Centro Espírita, formação inicial e continuada de trabalhadores, estratégias para melhor acolher o trabalhador espírita em suas necessidades, além de proposta de Educação dos Sentimentos apoiado na metodologia interativa entre os participantes. Na reunião foi avaliado ainda o documento “Orientação ao Atendimento Espiritual".
 
- ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO: O foco das discussões girou em torno dos Projetos Orientação à Área de Estudo do Espiritismo, Projeto Estudo da Obra Básica e Introdução ao Estudo do Espiritismo, além das ações para formação e aprimoramento dos trabalhadores da Área.
 
- ÁREA  DA MEDIUNIDADE: Formação e aprimoramento continuado também foram alvo das tratativas da área, com foco nos dirigentes e dialogadores de reuniões mediúnicas, formação de facilitadores do programa de estudos mediúnicos (Mediunidade: Estudo e Prática - MEP), além da avaliação e adequação de medidas implementadas e Integração da Área da Mediunidade às demais áreas da Casa Espírita.
 
- ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE: Os representantes desenvolveram discussões em relação as comemoração dos 40 anos da Campanha de Evangelização Espírita Infanto-juvenil (ações e participação dos Estados), desdobramentos da Formação Regional de Formadores da Área da Infância e da Juventude (AIJ) - 2016, formação continuada de evangelizadores (Evangelização à Distância-EAD e sugestão de temas), proposta de Congresso Brasileiro de Evangelizadores Espíritas, Conbrajes, Encontro Nacional, além da temática "Inclusão: organização de ações em prol da inclusão de crianças e jovens com deficiência nas atividades de Evangelização Espírita mediante cenário atual" (proposta de consolidação de orientação e estruturação de formação de evangelizadores – presencial e a distância) e Campanha “Família, Vida e Paz”: estratégias de dinamização da promoção da Vida em Família, da valorização da Vida e da construção da Paz com foco na criança e no jovem.
 
- ÁREA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: Os representantes da área desenvolveram discussões relativas à implantação da Agenda Nacional de eventos integrados, implantação da Rede Coordenada para a difusão da mensagem espírita e a formação e aperfeiçoamento dos trabalhadores da área, que fazem parte do Plano de Trabalho "Comunicação para a Nova Era" (2018-2028), além da avaliação e acompanhamento em torno das ações de comemoração dos 160 anos de O Livro dos Espíritos.
 
Os encaminhamentos serão levados posteriormente, juntamente com as demais deliberações das outras Comissões Regionais (Centro, Nordeste e Sul), à reunião ordinária do Conselho Federativo Nacional que ocorrerá em Brasília (DF) em novembro.