1º Encontro Estadual de Evangelizadores de Rondônia​

O 1º Encontro de Evangelizadores de Rondônia, realizado nos dias 29 e 30 de abril, em Porto Velho, reuniu mais de 200 participantes. O evento, realizado pela Federação Espírita de Rondônia (FERO), trouxe como tema “Ide e evangelizai a todas as gentes”. Além dos participantes das casas espíritas da capital e do interior do estado, o encontro contou com a participação de evangelizadores de Rio Branco-AC e de Humaitá-AM.
 
O Encontro foi aberto em clima de muito amor com a leitura do texto “Evangelização Espírita”, extraído do livro: Rumo às Estrelas, assinado por Dr. Bezerra de Menezes e psicografia de Divaldo Pereira Franco, que deu início à reflexão sobre a transformação moral. “Aos depositários deste trabalho compete a tarefa de aplicar os tesouros da Doutrina Espírita na argamassa do progresso superior da Humanidade”, explica no texto Dr. Bezerra de Menezes, referindo-se ao trabalho dos evangelizadores espíritas e dos desafios e dificuldades existentes na tarefa.
​​Evangelização infantojuvenil é toda atividade voltada ao estudo da Doutrina Espírita e à vivência do Evangelho de Jesus. É através da evangelização que jovens e crianças têm a oportunidade de perceber-se como ser integral, crítico, consciente, participativo e agente de transformação de seu meio.
 
Mas como despertar nessas crianças e jovens da atualidade todas essas oportunidades? Qual o papel dos evangelizadores nessa nova geração? Essa foi a reflexão trazida pela facilitadora Miriam Dusi, da Federação Espírita Brasileira (FEB). A evolução da humanidade, da tecnologia, os problemas enfrentados pelo mundo desde os remotos tempos, todos seguem para uma única solução: a vivência do pleno amor. E o amor só é pleno quando vivido na dimensão comunitária, na caridade.
 

INTEGRAÇÃO E AÇÃO INCLUSIVA

Em seu segundo dia de atividade, o 1º Encontro de Evangelizadores de Rondônia, realizado nos dias 29 e 30 de abril, em Porto Velho, abordou assuntos de extrema importância para as atividades realizadas com crianças, jovens e adolescentes nas Casas Espíritas. Acolhimento, convivência, inclusão social e integração entre os diversos setores de trabalho foram discutidos e colocados em prática através de metodologias como oficinas e dinâmicas mostrando que há várias maneiras de aproximar e acolher o público que faz parte de uma nova geração que traz em sua bagagem uma diferente visão da sociedade.
 
Em um ambiente de serenidade e paz, as educadoras espíritas, Miriam Dusi e Sandra Borba, da Federação Espírita Brasileira (FEB), fizeram uma brilhante explanação sobre as questões com um olhar voltado para a Doutrina Espírita. A primeira dinâmica trouxe à discussão, os eixos estruturantes da tarefa que são: o conhecimento doutrinário, o aprimoramento moral, a transformação social, o papel da família, do evangelizador e do dirigente espíritas, e as qualidades da tarefa, que são: qualidade doutrinária; a qualidade relacional, que trata a evangelização como ação inclusiva; a qualidade pedagógica, que visa a contextualização e reflexão crítica, dinamismo metodológico e tecnológico, a arte na evangelização espírita, e o incentivo à leitura; e por fim, a qualidade organizacional, que busca a interação das diferentes áreas e atividades no Centro Espírita.
 
Outro tema abordado foi os diversos espaços a serem trabalhados com as crianças, como: espaço de estudo doutrinário e vivência do evangelho; espaço de convivência familiar; espaço de vivência e ação social; espaço de confraternização; espaço de comunicação social e espaço de integração nas atividades das Casas Espíritas. Trabalhar esses espaços é de suma importância para que a evangelização seja recebida e aceita.
 
Abordando o tema do Encontro: “Ide e evangelizai a todas as gentes” Sandra Borba  apresentou a perspectiva inclusiva da evangelização. A proposta é romper com os preconceitos, disse Sandra, explicando que a inclusão surge como resposta à exclusão que pessoas e grupos sociais acabam aplicando na convivência com as pessoas que consideram diferentes de si. “O Evangelho é exemplo de integração das diferenças. Jesus morreu por todos”.
 
O Encontro Estadual de Evangelizadores foi encerrado com a apresentação das atividades trabalhadas nas oficinas e uma dinâmica de reflexão sobre o conhecimento de si.

​30 de abril de 2017

Galeria de Fotos

  1. Managing Director
  2. Managing Director
  3. Managing Director
  4. Managing Director
  5. Managing Director
  6. Managing Director
  7. Managing Director
  8. Managing Director
  9. Managing Director
  10. Managing Director
  11. Managing Director
  12. Managing Director
  13. Managing Director
  14. Managing Director
  15. Managing Director
  16. Managing Director
  17. Managing Director
  18. Managing Director
  19. Managing Director
  20. Managing Director
  21. Managing Director
  22. Managing Director
  23. Managing Director
  24. Managing Director
  25. Managing Director
  26. Managing Director
  27. Managing Director
  28. Managing Director
  29. Managing Director
  30. Managing Director
  31. Managing Director
  32. Managing Director
  33. Managing Director
  34. Managing Director
  35. Managing Director
  36. Managing Director
  37. Managing Director
  38. Managing Director
  39. Managing Director
  40. Managing Director
  41. Managing Director
  42. Managing Director
  43. Managing Director
  44. Managing Director
  45. Managing Director
  46. Managing Director
  47. Managing Director
  48. Managing Director
  49. Managing Director
  50. Managing Director
  51. Managing Director
  52. Managing Director
  53. Managing Director
  54. Managing Director
  55. Managing Director
  56. Managing Director
  57. Managing Director
  58. Managing Director
  59. Managing Director
  60. Managing Director
  61. Managing Director
  62. Managing Director
  63. Managing Director
  64. Managing Director
  65. Managing Director
  66. Managing Director
  67. Managing Director
  68. Managing Director
  69. Managing Director
  70. Managing Director
  71. Managing Director
  72. Managing Director
  73. Managing Director
  74. Managing Director
  75. Managing Director
  76. Managing Director
  77. Managing Director
  78. Managing Director
  79. Managing Director
  80. Managing Director
  81. Managing Director